top of page
  • Foto do escritorBianca Ceratti Zardo

Eleita a dieta mais saudável do ano

Pelo quinto ano consecutivo, a dieta mediterrânea foi a vencedora da competição anual de melhor dieta, de acordo com as avaliações anunciadas nesta terça-feira (4) pela revista U.S. News & World Report.


Além de ser classificada como a melhor dieta no ranking geral, a dieta mediterrânea também foi a vencedora nas seguintes categorias: dieta mais fácil de se seguir, melhor dieta para alimentação saudável, melhor dieta para diabetes e melhor dieta baseada em plantas.

Estudos indicam que a dieta mediterrânea pode reduzir o risco de diabetes, colesterol alto, demência, perda de memória, depressão e câncer de mama. A dieta, que é mais um estilo de alimentação do que uma dieta restritiva, também já foi associada a ossos mais fortes, coração mais saudável e maior longevidade.


A dieta apresenta uma culinária simples, baseada em plantas, com a maior parte de cada refeição destinada a frutas e vegetais, grãos integrais, leguminosas e sementes, com algumas castanhas e grande ênfase em azeite de oliva extra-virgem. Gorduras que não sejam azeite de oliva, como manteiga, são consumidas raramente (ou nunca) e açúcar e alimentos refinados são reservados para ocasiões especiais.


A carne vermelha é usada com moderação, geralmente apenas para dar sabor a um prato. Comer peixes ricos em ômega 3 é algo encorajado, enquanto ovos, laticínios e aves são consumidos em porções muito menores do que o comum em dietas ocidentais tradicionais.

Interações sociais durante as refeições e exercícios são pilares fundamentais do estilo mediterrâneo de alimentação.


Começando a dieta mediterrânea


Quer fazer da dieta mediterrânea um de seus objetivos este ano? Comece cozinhando uma refeição por semana composta por leguminosas, grãos integrais como a quinua e vegetais, usando ervas e pimentas para adicionar sabor. Quando uma vez por semana ficar fácil demais, aumente para duas, e crie suas refeições sem carne a partir de então.


Quando comer carne, coma porções pequenas. Em pratos principais, isso significa menos de 85 gramas de frango ou carne magra.


E repense as sobremesas. Culturas mediterrâneas tipicamente encerram as refeições com uma fruta da estação.


Fonte : cnn health


5 visualizações0 comentário
bottom of page