• Bianca Ceratti Zardo

Ginecomastia

Caracterizada pelo aumento anormal de volume da mama masculina. A condição faz muitos homens e meninos se sentirem envergonhados. Esse aumento da glândula mamária é benigno e pode ocorrer em qualquer fase da vida por fatores fisiológicos. Na puberdade muitos meninos com idade entre 10 a 14 anos apresentam o desenvolvimento anormal das mamas. Isso acontece devido à grande produção hormonal da fase e na maioria das vezes regride espontaneamente até os 16 anos. Em adultos ocorre principalmente em homens com mais de 60 anos, quando naturalmente há alterações hormonais relacionadas à velhice e andropausa. A ginecomastia pode desencadear não só a aparência feminina das mamas, como também dores, sensibilidade e coceira.

Além dos fatores fisiológicos, o aumento do tecido glandular da mama pode ser provocado pelo uso de anabolizantes, maconha, medicamentos e bebidas alcoólicas.


O paciente adulto com suspeita de ginecomastia deve procurar um mastologista para excluir causas mais graves da ginecomastia, como tumores.


Nos adultos e em estágio inicial, medicamentos ajudam a minimizar os sintomas, mas a ginecomastia com mais de doze meses de evolução ou mais extensa dificilmente responde a esse tipo de tratamento, tornando, em muitos casos, necessária uma cirurgia. A intervenção cirúrgica consiste na remoção de parte dos tecidos glandular e gorduroso ao redor do mamilo podendo ser associada a lipoaspiração.


É importante esclarecer que o câncer de mama masculino não parece ter relação com a ginecomastia. No entanto, as duas doenças possuem fatores de risco em comum, como obesidade, sedentarismo, idade avançada e alcoolismo.


Dra. Bianca Ceratti Zardo

Mastologia

CREMERS: 32847

RQE 24557

RQE 27255


#ginecomastia#gineco#mastologia#cancêrdemama#câncer#mastologista#novembrozazul




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Dra. Bianca Ceratti Zardo
  • Instagram Dra. Bianca Ceratti Zardo

©2020 Criado por Gustavo Leistner