top of page
  • Foto do escritorBianca Ceratti Zardo

Já ouviu falar sobre agulhamento mamário?

O agulhamento é um procedimento de marcação que antecede a cirurgia na mama. Quando o nódulo identificado não é palpável, recomenda-se a realização do agulhamento para que não seja feita a remoção de tecidos além do tumor, demarcando o local exato que deverá ser retirado.


Existem duas formas de agulhamento:

1️⃣ O método mais comum é com a utilização de um fio metálico que será posicionado no local da lesão com o auxílio de um aparelho de imagem. O mastologista se guia pelo fio para a remoção.

2️⃣ A segunda forma é com roll, um método utilizado para casos mais delicados em que a marcação é feita com a inserção de um líquido (radiofármaco). O mastologista guia-se por uma sonda para a remoção.


É necessário tomar alguns cuidados após a realização: os braços devem permanecer em repouso pois como se trata de uma marcação, o fio ficará preso junto a mama até que seja realizada a cirurgia e, também, não deve ser tomado banho pois o curativo não pode ser molhado 🚿


O procedimento deve ser feito no máximo 24 horas antes do procedimento cirúrgico e é realizado sob anestesia local, por conta disso, costuma ser indolor! É importante lembrar que nem todas as pessoas necessitam dessa marcação, a indicação será feita em casos específicos.


Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários 😉


173 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page