top of page
  • Foto do escritorBianca Ceratti Zardo

Linfonodos x Mamografia x Covid-19

Linfonodos ou gânglios linfáticos são estruturas do sistema linfático que estão distribuídos por todo o nosso corpo e têm a função de filtrar substâncias nocivas. Linfonodos axilares ou intramamários são frequentemente visualizados nos exames de mama por serem estruturas anatômicas normais e não correspondem a doença na imensa maioria das vezes, quando mantem suas características usuais, não devendo ser motivo de preocupação. Quando alterados (aumentados ou com modificação de morfologia usual) as possíveis causas são as infecciosas, as inflamatórias e as neoplásicas (mama, linfoma ou melanoma).


Pacientes que se vacinaram contra a covid-19 podem ter aumento transitório dos linfonodos axilares e essa alteração pode aparecer em seus exames de rastreamento.


A sociedade brasileira de mastologia recomenda que o agendamento dos exames de rastreamento para câncer de mama em pacientes sem sintomas seja realizado antes da primeira dose ou depois de quatro semanas da segunda dose da vacina contra a Covid-19;


Se linfonodos forem visualizados em seu exame, não deixe de levá-lo para seu mastologista, para que ele possa avaliar as características dos mesmos e decidir se há necessidade de investigação.


Nos próximos posts listaremos mais alguns aspectos importantes sobre a Mamografia. Continue a leitura e informe-se.


Dra. Bianca Ceratti Zardo

👩🏼‍⚕️ Médica Mastologista

🎓Mestre pela PUCRS

🏥 CREMERS 32847

🎗️RQE 27255





7 visualizações0 comentário
bottom of page