• Bianca Ceratti Zardo

Mamas Densas

Atualizado: Jan 9

Mamas Densas: O que significa? Preciso me preocupar?


A densidade mamária é um achado radiológico indicado pela mamografia, por isso muitas mulheres descobrem que possuem mamas densas após fazer uma mamografia.


As mamas são constituídas por vários tipos de tecido, entre eles tecido adiposo (gordura) e o tecido fibroglandular (onde há as estruturas que produzem o leite materno).


A mama densa caracteriza-se pela maior proporção de tecido fibroglandular. Ocorre mais comumente em mulheres com menos de 50 anos, que nunca engravidaram e amamentaram e entre as usuárias de medicações hormonais.


Infelizmente, a presença de mamas densas na mamografia afeta o risco de câncer de mama de duas maneiras: a primeira é que pela maior densidade ela obscurece pequenas lesões na mamografia, dificultando o diagnóstico precoce do câncer e em segundo lugar é um fator de risco independente para o desenvolvimento do câncer de mama , pois a maioria desses tumores se desenvolve no parênquima glandular.


A mamografia digital e a tomossíntese melhoram a sensibilidade do rastreamento em comparação com a mamografia convencional. O Mastologista, baseado no seu risco individual de desenvolver um câncer de mama, irá avaliar a melhor modalidade diagnóstica e os exames complementares necessários para auxiliar na sua prevenção.


Dra. Bianca Ceratti Zardo

Mastologia

CREMERS: 32847

RQE 24557

RQE 27255


#mastologia #mastologista #cancerdemama #mamografia #mamografiadigital #mamasdensas #cancerdemama



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Dra. Bianca Ceratti Zardo
  • Instagram Dra. Bianca Ceratti Zardo

©2020 Criado por Gustavo Leistner