top of page
  • Foto do escritorBianca Ceratti Zardo

Março Lilás

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).


A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.


Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.


Toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que está entre 25 e 64 anos de idade deve realizar o exame preventivo. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.


Procure seu médico Ginecologista!


Dra. Bianca Ceratti Zardo

👩🏼‍⚕️ Médica Mastologista

🎓Mestre pela PUCRS

🏥 CREMERS 32847

🎗️RQE 27255



Fonte: INCA

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-do-colo-do-utero


2 visualizações0 comentário
bottom of page