top of page
  • Foto do escritorBianca Ceratti Zardo

Mitos e verdades sobre ginecomastia - Novembro Azul


1. A ginecomastia é causada unicamente pelo uso de anabolizantes.

Mito. A ginecomastia é causada por uma questão de desequilíbrio hormonal. Dessa forma, existem diversos fatores que podem ser responsáveis pelo aumento do tecido mamário, como o uso de outras substâncias como maconha, álcool e remédios. Ela também pode ser causada pelo envelhecimento, puberdade e mais raramente tumores e comorbidades.

2.A ginecomastia deve sempre ser tratada

Mito. Pacientes com ginecomastia leve e não associada a tumores ou comorbidades graves podem apenas seguir acompanhamento clínico. Ginecomastia neonatal e puberal também não precisam de tratamento, pois na maioria dos casos tem caracter transitório. Nos casos persistentes o tratamento deve ser individualizado. Ginecomatia induzida por medicamentos e álcool pode ter benefício apenas com a troca ou suspensão da substância.

3. Ginecomastia é a presença de gordura nas mamas

Mito. Mesmo que muitas vezes esteja associada à gordura nas mamas, a ginecomastia acontece pelo desenvolvimento de tecido glandular mamário causado por um desequilíbrio hormonal. Alguns pacientes pensam ter ginecomastia, mas se trata apenas de pseudoginecomastia, que é o depósito de gordura provocado pelo aumento de peso.

4. É possível tratar a ginecomastia com medicamentos

Verdade. Pode ser indicado um tratamento com medicamento com efeito antiestrogênico. Contudo, em alguns casos, somente a cirurgia é capaz de solucionar o problema. O tempo de evolução é um bom indicativo de resposta ao tratamento, ginecomastia com mais de um ano de evolução dificilmente irá responder ao tratamento medicamentoso.

5. Existe tratamento com lipoaspiração

Depende. A ginecomastia tem a ver com o aumento do tecido mamário. A retirada de gordura dessa região até diminui o volume das mamas, mas não é um tratamento eficaz para a ginecomastia. A lipoaspiração pode ser associada nos casos que houver depósito de gordura causando prejuízo estético ao paciente.

6. É possível perder a ginecomastia naturalmente.

Verdade. Nem todos os casos precisam de tratamento. Em pacientes com ginecomastia na puberdade, por exemplo, o aumento das mamas tem caráter transitório, tendendo a desaparecer com o tempo.

7.A cicatriz da ginecomastia é discreta.

Verdade. Na maioria dos casos a cirurgia é realizada através de uma incisão ao redor da aréola. A cicatriz fica muito discreta, após o período de recuperação.

Dra. Bianca Ceratti Zardo Mastologia CREMERS: 32847 RQE 24557 RQE 27255



3 visualizações0 comentário
bottom of page