• Bianca Ceratti Zardo

O que fazer após o diagnóstico?

O que fazer após o diagnóstico?


Ao receber um diagnóstico de câncer a impressão que se tem é que recebemos uma sentença de morte. Lamentamos tudo que gostaríamos de ter vivido e tudo que deixaremos para trás. Além do medo da morte, lidaremos com o receio do prejuízo a nossa feminilidade. É uma avalanche emocional.


Mas, preste atenção, não deve ser assim! O câncer de mama diagnosticado e tratado precocemente é uma doença potencialmente curável! Procure um mastologista atualizado e de sua confiança, mas que, sobretudo, você tenha afinidade e sinta-se à vontade para esclarecer dúvidas. Divida esse momento difícil com uma rede de apoio, traga as consultas seu companheiro(a), familiares ou alguém com quem você se sinta confortável em compartilhar essa fase delicada.


Entenda que o câncer de mama tem tratamento e esse é passageiro, uma fase pequena da vida, longe de ser uma sentença de morte. Deve ser encarada como uma batalha a ser vencida. E será muito mais edificante e leve se tivermos uma rede de apoio, um medico em quem confiamos e força para a enfrentar com uma atitude positiva, que ajuda muito no tratamento.


Evite trocar experiências com conhecidos ou acessar pela internet informações em fontes não confiáveis, pois todo paciente é único e isso só aumentará a ansiedade deste momento.


A partir da minha experiência profissional posso dizer que, com coragem, após enfrentar esse diagnóstico e submetida ao tratamento adequado, o sentimento que fica na paciente é o de ser uma vitoriosa, com muito orgulho por ter superado esta difícil batalha.


Dra. Bianca Ceratti Zardo

Mastologia

CREMERS: 32847

RQE 24557

RQE 27255


#mastologia#mastologista#cancerdemama#mamografia#mamografiadigital#mamasdensas#cancerdemama

0 visualização0 comentário
  • Facebook - Dra. Bianca Ceratti Zardo
  • Instagram Dra. Bianca Ceratti Zardo

©2020 Criado por Gustavo Leistner